quinta-feira, julho 3

Família Brignol

Outro dia, pouco antes da prova final de Redação Jornalística 1, um aluno tira uma foto de um envelope e coloca na minha frente: "Reconhece?".
Um rápido olhar e um ainda mais rápido : "Não, deveria?".

Se tivesse prestado um pouco mais de atenção encontraria vários rostos conhecidos. Não que eu mesma tenha convivido com aquele povo todo, mas os traços eram - literalmente - bem familiares.

A foto data de 1899 e revela o início da família Brignol no Brasil. O aluno é filho de uma prima (tia?) distante e trazia as anotações de todos os nomes retratados.

Se os meus cálculos estão certos, ali na primeira fila, sentado, o senhor mais velho e mais barbudo é meu tataravô João Batista Brignol (ou Giovanni Battista Brignole), e pouco depois, sua mulher Josefa Andrades Brignol. Meu bisa está bem no centro da segunda fila, é o quinto da esquerda para direita: Olavo Brignol, o famoso "velho Dadá".

Engraçado como as coisas acontecem, mas de repente somos lembrados de onde viemos. E, nesse caso, se depender da estampa, é impossível negar. Obrigada, César ;)

5 comentários:

ABAFAC disse...

Prezada amiga Liliane, soud a familia Brignol e moro em BAgé, e encontrei a foto de nossa familia no seu blog, mas não tem os nomes das pessoas, pergunto a amiga se não tens os nomes dos que estão na foto, agradeço e um abraço. Mario Cesar Brignol.

Unknown disse...

olá me chamo Elcio Brignol e moro no Rio de Janeiro, minha mãe se chama Sonia Mara da Silva Brignol. vc teria uma foto do brasão da familia?

Anônimo disse...

Bom dia Liliane, me chamo Egon Schunck Júnior, sou filho de Gelcy Porto, que por sua vez é filha de Olívia Brignol; como elas nasci em Bagé e sou um Brignol,
embora me tenha sido sonegado privilégio de carregar o sobrenome. Olívia Porto é irmã de Palmor Brignol, também Bageense. Meu fone é 051-9244-1411 e 051-3026.5938. egon.junior@aegea.com.br

Jornal Fronteira disse...

Conheça mais detalhes sobre a Família Brignol na página Família Porto - RS (www.facebook.com/Familia.Porto.RS), tem a história dos pioneiros Brignole no Brasil, nosso Brasão de Família, a origem do nome, fotos da aldeia de Brignole, a página na Wikipédia criada recentemente e muito mais. Temos também os grupos www.facebook.com/groups/Familia.Brignol e o www.facebook.com/groups/Familia.Brignol.Porto, te esperamos por lá!

Unknown disse...

Liliane,olhando as fotos da família Brignoll e li o seu depoimento sobre a foto e que um aluno do jornalismo teria mostrado.O César é meu sobrinho,que nos deixou em 2012 num acidente de moto!