domingo, junho 22

Migrações e meios

Já está disponível o livro "Migraciones transnacionales y medios de comunicación: relatos desde Barcelona e Porto Alegre", com resultados da pesquisa de recepção mediática e migrações realizada por professores, alunos e ex-alunos da linha de pesquisa Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos e do Departamento de Publicidad y Comunicación Audiovisual da Universidade Autônoma de Barcelona. A pesquisa foi desenvolvida no marco do Projeto Acadêmico de Cooperação Internacional Brasil-Espanha financiado por CAPES (Brasil) e MEC (Espanha) entre 2004 e 2008.

Sou co-autora do capítulo "Consumo y uso de los medios de comunicación por parte de los migrantes", em que, com a professora da UAB Amparo Huertas Bailén, analisamos a relação dos migrantes com a mídia, de modo a entender como acessos e apropriações diversas de jornais, revistas, televisão, rádio, Internet e outros meios configuram um elemento importante do processo das migrações transnacionais.

Também participam como autores da obra os pesquisadores Alberto Efendy Maldonado, Cristina Wulfhorst, Deisimer Gorczevski, Denise Teresinha da Silva, Elizara Carolina Marín, Fabrício Silveira, Graziela Bianchi, Jiani Adriana Bonin, Norberto Kuhn Junior, Sara Losa, Rejane de Oliveira Pozobon, além das coordenadoras Denise Cogo, Amparo Huertas Bailén e Maria Gutierrez.

Colaboraram, igualmente, na realização da pesquisa da qual resulta a obra, os professores Nicolás Lorite García (UAB), Hiliana Arruda Alves e outros 12 alunos entre mestrandos, doutorandos, bolsistas de iniciação científica e monitores da LP Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação do PPG em Comunicação da Unisinos.

O livro é uma publicação da editora Los Libros de la Catarata, de Madri, e pode ser adquirido pelo site da editora. Por enquanto, a distribuição é feita em livrarias da Espanha, México, Chile e Colômbia, mas daremos um jeito de chegar por aqui.


COGO, Denise; HUERTAS BAILÉN, Amparo; GUTIÉRREZ, Maria (coord.). Migraciones transnacionales y medios de comunicación: relatos desde Barcelona e Porto Alegre. Madrid: Los Libros de la Catarata, 2008. 168 páginas. ISBN: 978-84-8319-371-6

O J.U Online da Unisinos publicou uma matéria sobre o livro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Profª Liliane me interessei muito pelo livro, teremos ainda que esperar que uma editora daqui compre os direitos de publicação ou a editora tem alguma representante no país?

Quando chegar nas livrarias daqui eu irei comprar. abraço

Liliane disse...

Assim que tiver notícias te aviso, Romulo. Abraço ;)