segunda-feira, junho 30

¡Arriba!


Enquanto o Grêmio empata no Grenal e o Brasil anda assim, assim... Essa história de pertenças transnacionais pode ser bem vantajosa.

¡Arriba, España, campeona de Eurocopa!

sábado, junho 28

Vamos fugir?

Meninas fugitivas de São Paulo, como ficaram conhecidas duas adolescentes de 15 e 16 anos, saíram do cinema e resolveram não voltar pra casa. Nenhum destino muito certo em mente: partiram em busca da felicidade. Foi assim que definiram o desejo de abandonar pais, casas e escolas. Insatisfação aliada à busca de algo tão sonhado e difícil de ser definido. Foram até criticadas por isso. Como alguém deixa uma vidinha classe média alta para procurar algo que nem ao menos é capaz de descrever? Bobinhas, românticas, rebeldes sem causa, corajosas, irresponsáveis?

Em seis dias, pegaram mais de dez caronas e supostamente foram vistas em Cachoeira do Sul, Alegrete, até serem resgatadas em Curitibanos, Santa Catarina. Ouvi que pensaram em Porto Alegre como um possível lugar onde tentar a sorte. Que imaginário forte de cidade esse, hein? Livre, alternativa de recomeço, mas marcada por um frio capaz de afugentar qualquer aventureira. Diz que foi o despreparo para enfrentar o clima gaúcho que impediu as meninas de seguir adiante, talvez rumo a Buenos Aires.

Engraçado foi o fato de serem vistas por um advogado que viajava de Porto Alegre a Bagé. Imagina se pegassem uma carona com ele? Largar tudo em busca da felicidade e acabar em Bagé? Não seria nada novo encontrá-las por lá. A rainha da fronteira tem histórico como sede de esconderijos famosos. Está aí a suíte do juiz Lalau no motel Fliper para nos fazer lembrar do hóspede ilustre que deu um tempo na cidade até ser denunciado por um taxista.


Essa história toda me fez pensar em meus planos de fuga. Versões de vidas paralelas que carregam um sentido de felicidade não muito distante do aventurado por elas. Florista no interior de Minas, hoteleira na Toscana, escritora em Barcelona? Tudo tão clichê, tão Pão e Tulipas... Divagações à parte, fica uma dúvida (nada retórica): será que tem lugar certo pra ser feliz?

Pra onde leva a estrada de São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, fotografada por Eduardo Amorim?

segunda-feira, junho 23

Verbena

Feliz verbena de San Juan!

Con petardos + coca + cava
ou
Com bandeirinhas + bolo de fubá + quentão

Desde que tudo aquilo que mereça seja jogado ali e ali permaneça ;)

domingo, junho 22

Migrações e meios

Já está disponível o livro "Migraciones transnacionales y medios de comunicación: relatos desde Barcelona e Porto Alegre", com resultados da pesquisa de recepção mediática e migrações realizada por professores, alunos e ex-alunos da linha de pesquisa Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos e do Departamento de Publicidad y Comunicación Audiovisual da Universidade Autônoma de Barcelona. A pesquisa foi desenvolvida no marco do Projeto Acadêmico de Cooperação Internacional Brasil-Espanha financiado por CAPES (Brasil) e MEC (Espanha) entre 2004 e 2008.

Sou co-autora do capítulo "Consumo y uso de los medios de comunicación por parte de los migrantes", em que, com a professora da UAB Amparo Huertas Bailén, analisamos a relação dos migrantes com a mídia, de modo a entender como acessos e apropriações diversas de jornais, revistas, televisão, rádio, Internet e outros meios configuram um elemento importante do processo das migrações transnacionais.

Também participam como autores da obra os pesquisadores Alberto Efendy Maldonado, Cristina Wulfhorst, Deisimer Gorczevski, Denise Teresinha da Silva, Elizara Carolina Marín, Fabrício Silveira, Graziela Bianchi, Jiani Adriana Bonin, Norberto Kuhn Junior, Sara Losa, Rejane de Oliveira Pozobon, além das coordenadoras Denise Cogo, Amparo Huertas Bailén e Maria Gutierrez.

Colaboraram, igualmente, na realização da pesquisa da qual resulta a obra, os professores Nicolás Lorite García (UAB), Hiliana Arruda Alves e outros 12 alunos entre mestrandos, doutorandos, bolsistas de iniciação científica e monitores da LP Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação do PPG em Comunicação da Unisinos.

O livro é uma publicação da editora Los Libros de la Catarata, de Madri, e pode ser adquirido pelo site da editora. Por enquanto, a distribuição é feita em livrarias da Espanha, México, Chile e Colômbia, mas daremos um jeito de chegar por aqui.


COGO, Denise; HUERTAS BAILÉN, Amparo; GUTIÉRREZ, Maria (coord.). Migraciones transnacionales y medios de comunicación: relatos desde Barcelona e Porto Alegre. Madrid: Los Libros de la Catarata, 2008. 168 páginas. ISBN: 978-84-8319-371-6

O J.U Online da Unisinos publicou uma matéria sobre o livro.

sábado, junho 21

Outra janela

Essa vista é emprestada. A Santa Maria da janela da minha amiga Kitta Tonetto e fotografada por ela.