terça-feira, outubro 14

Sem Orkut?

Dúvida cruel de um episódio do Vida Anormal:

"Como eu faço pra trovar uma guria sem Orkut?"
Resposta: "O quê? Existe alguém... Como assim não tem Orkut?"


Orkut -> MSN (texto) -> MSN (webcam) -> Celular (SMS) -> Celular (Voz) -> + Twitter -> Flickr ->...


Se não cair a conexão de nenhum dos dois nesse longo caminho, quem sabe o que acontece depois?

segunda-feira, outubro 13

Don Quijote

Lula recebe, hoje, junto com o escritor mexicano Carlos Fuentes, o Premio Internacional Don Quijote, na Espanha. O presidente ganhará, das mãos do rei Juan Carlos, o reconhecimento por promover a importância internacional da língua espanhola. Sua condecoração refere-se "ao melhor trabalho insitucional" pelo projeto de instituir o idioma como disciplina obrigatória do Ensino Médio, o que garante a incorporação de 29 mil professores e o desenvolvimento de métodos de ensino do espanhol no país. A iniciativa ainda estreita os laços entre os dois países, através de parcerias e intercâmbios entre universidades.

A cerimômia foi destaque na capa do site do El País, que há algum tempo mostra a figura do presidente como um importante líder mundial. É o que indica a cobertura atenta ao que passa no Brasil pelo jornal espanhol e o reconhecimento de Lula como mediador político e espécie de porta-voz das discussões da América Latina. Como exemplo, um dia depois do anúncio de medidas conjuntas contra a crise econômica global por países da União Européia, Lula aparece em outra matéria da edição online de hoje: "El presidente de Brasil afianza la idea de que su país, poco a poco, se está convirtiendo en una potencia emergente regional". Olhar cuidadoso de fora também ao que passa nas eleições municipais por aqui.

domingo, outubro 12

Gauchinhos

Oposição... só na política.
Feliz Dia das Crianças!

sexta-feira, outubro 10

Perdidas

Semana de fazer um montão de coisas que estavam esperando. Inclusive aparecer por aqui. Listinha de idéias que podiam ter rendido bons posts, mas faltou tempo e energia.


Prontos para o século XIX - Há muito deixei de ler qualquer coisa publicada pela Veja, mas essa chegou por uma lista em que participo. Em matéria sobre o que denunciam como a preocupante politização do ensino no Brasil, repórteres da revista criticam, entre outras coisas, a referência dos professores a Paulo Freire, resumido como "autor de um método de doutrinação esquerdista disfarçado de alfabetização". Sim. Eu demorei para acreditar mas está lá no site deles. Duas e não uma jornalista tiveram a coragem de assinar uma matéria dizendo isso de um dos mais importantes - e reconhecidos internacionalmente - educadores brasileiros.

A matéria foi publicada em agosto e abusa de um tom que soa como: cuidado, pais, com o que estão ensinando a seus filhos quando falarem em incentivar a cidadania. Pra isso, usa uma pesquisa do CNT/Sensus, segundo a qual os professores de escolas públicas e privadas têm um discurso politicamente engajado na sala de aula. Daí a construir um argumento que lembra uma catequese anti-comunista comedor de criancinhas foi um pulo. Com um jornalismo desses, não precisamos de cartilhas nas escolas pra voltar ao século XIX.

Não inventa - Pensei e repensei se valia a pena meter a mão nessa cumbuca. Mas, dessa vez, pediram pra levar. Que Paulo Pimenta, do PT, candidato a prefeito em Santa Maria, era o rei da impopularidade, todo mundo já sabia. Mas que ia usar como slogan de campanha: "Não inventa, vota no Pimenta?"...

Pra mim, inventar sempre teve e terá um sentido positivo. Quem sabe a idéia era mesmo deixar como está, pois o presidente é nosso amigo... Outro argumento que abomino. Sei que, no dia das eleições, a cidade, ou pelo menos a parte na qual circulo, acordou tomada por uns panfletinhos feitos de xerox com a imagem preocupada do candidato e a frase: "Pimenta, mensaleiro do valerioduto. Não inventa!".

Pelo sim, pelo não, o povo preferiu a junção improvável de Schirmer e Farret. Torço por iniciativas boas por Santa Maria, mas algo me faz lembrar de "a volta dos mortos vivos", de caras e discursos. A esperar!

By the way - Nessa vida de migrante, acabei deixando o voto em Bagé, onde o meu candidato, atual futuro prefeito, Dudu Colombo, foi o escolhido por 54% dos eleitores. Ele é do PT também, mas não diria do mesmo do candidato ali de cima. E como é difícil falar de política.

Da antiga - Pra mudar de assunto, vai a história que ouvi de fonte seguríssima, com testemunhas. Filha de conhecida conhece um cara em festa de aniversário no sábado. Ela, ajudando na copa, ele, garçom. Apaixonam-se. Na terça, ele aparece na casa da família para oficializar o pedido de namoro. Existe? Só falta me convidarem pro casamento.